Por conta da era da tecnologia, é comum que você queira passar uma boa primeira impressão, muitas vezes através  das fotos da sua rede social.

Conseguir uma boa foto não é difícil, mas tomar cuidado para não cometer certos “erros” faz toda a diferença. Por isso, veja 7 dicas para ter uma boa foto:

fotos para redes sociais
Deixe a timidez de lado
Pegue aquela câmera guardada no fundo da gaveta e faça boas fotos. Reúna a família e os amigos para fazer fotos de maneira espontânea e natural, e segure firmemente a câmera com as duas mãos. Mantenha os braços junto ao corpo para dar maior firmeza. Aperte suavemente o botão disparador. As fotos sairão nítidas.

Escolha um fundo neutro e simples
Olhe através do visor de sua câmera e examine o cenário de fundo antes de irar a foto. Movimente-se até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto de sua foto. Experimente escolher como fundo o céu, a água ou a grama.
Componha um cenário

Estude a cena de sua foto. Coloque o assunto principal afastado do centro da fotografia. Ao fazer fotos de paisagens, acrescente algumas linhas acentuadas como uma estrada, cerca ou curso de um rio que direcionem a atenção para o assunto principal da foto.
Mantenha as pessoas entretidas
Fotografe pessoas entretidas em seus ambientes naturais. Mostre uma criança brincando com sua bicicleta, ou um adulto esculpindo um objeto, por exemplo. Converse com elas para mantê-las à vontade. Agindo assim, você fará com que elas fiquem relaxadas em atitudes espontâneas sem fazer pose.

fotografiaObserve a luz
A iluminação tem uma influência decisiva em sua foto. Estude a luz antes de tirar a fotografia, como os tons dourados de um amanhecer ou pôr-do-sol.

Verifique como a direção da luz afeta o assunto: luz frontal (o sol atrás de quem está fotografando), para obter fotos brilhantes e nítidas; iluminação por trás (o sol por trás do assunto), para criar silhueta; iluminação lateral (o sol iluminando um dos lados do assunto) para mostrar a textura do assunto.
Escolha um ângulo diferente
Movimente-se até encontrar o ângulo certo para a foto. O simples fato de se curvar, esticar ou abaixar pode melhorar bastante suas fotos.
Comece com a escolha de ângulos diferentes. Ajoelhe-se ou deite-se no chão para mostrar flores no primeiro plano. Ou, então, fotografe do alto (da janela do segundo andar de um prédio, por exemplo) para mostrar os desenhos de uma calçada.
Faça experiências
Ao fotografar, tenha sempre em mente que você está sob o controle de uma série delas. Desobedecer as regras, contudo, pode levar a uma foto bastante original. Aquela que faz você dizer em alto e bom som: “esta é minha foto preferida”.
Caso ainda tenha dúvidas sobre fotografia, indico o curso super completo de fotografia do Rodolfo Corradin – Clique AQUI para conhecer! =D

Post por:

Cah Mendes