Olá  pessoal!

Escevi uma resenha de um texto que li (referências no final do post), e resolvi dividir com vocês:

Quando se pensa em moda, pensamos que a roupa deve ser usável, confortável, ter uma boa qualidade e nos fazer sentir bem. Porém, para a criação de uma coleção deve-se pensar em todo o valor subjetivo que está envolvido.

O conceito da coleção “A China” de Ronaldo Fraga envolve valores sociais, políticos, poéticos, culturais e artísticos. Por ir além da funcionalidade de uma roupa, o contexto nos envolve, seduzindo e criando um desejo.

O desfile mostra uma série de contradições, que reflete a realidade da China atual. É um país rico, lucrativo, mas que faz dos seus empregados, muitas vezes escravos do trabalho.

A semiótica é a investigação sobre a natureza dos signos, da significação e da comunicação na história das ciências. No caso do desfile de Ronaldo Fraga, a semiótica visa aprofundar sobre aquilo que é visto em uma primeira observação e entender melhor todo o conceito do desfile.

O vídeo começa com uma tela vermelha, uma cor simbólica e também a cor da bandeira comunista. Traz à tona toda a questão política e social que envolve o país. Nas roupas, existem elementos na cor dourada, que representa a riqueza, se opondo aos “operários”, ou seja, riqueza vs. pobreza.

A análise pela semiótica nos permite interpretar melhor as coisas. Geralmente, tudo tem algo subjetivo por trás, que devemos analisar com o intuito de perceber o que aquilo realmente quer dizer.

Principalmente na moda, os estilistas costumam buscar inspirações para as suas coleções. Fazer uma análise mais profunda, nos permite entender melhor o conceito do desfile, de onde veio a roupa, e o que o estilista quis passar. Afinal, a moda é também uma forma de se expressar.

 

Texto de referência:

Um olhar semiótico do desfile “A China” de Ronaldo Fraga

A semiotic view of Ronaldo Fraga’s fashion show “China”

Santos, Joyce Ribeiro dos; Especialização em Moda: Produto e Comunicação – Universidade Estadual de Londrina – Brasil.
joyce_ribeiro_22@hotmail.com

Mendonça, Carla Maria Camargos; Doutoranda; Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil.
cmcmendonca@uol.com.br

9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Post por:

Cah Mendes